Prelazia do Marajó celebra ceia de Natal com catadores

A Prelazia do Marajó, através da Pastoral da Ecologia da Paróquia Menino Deus de Soure, organizou uma ceia de Natal com os catadores de materiais recicláveis junto ao depósito lixão da cidade.

A ceia, realizada na Comunidade de Sant’Ana, em Tucumanduba, bairro onde residem a maioria do catadores, foi uma confraternização de natal entre os catadores, a Comunidade Eclesial do bairro, a Fraternidade Presbiteral da Paróquia de Soure e a Pastoral da Ecologia e contou com o apoio e a presença de pessoas amigas, de Belém.

D. Evaristo Spengler, na mensagem de saudação, destacou que todo processo inicia sempre com o primeiro passo, por menor que seja, assim como o processo de libertação do povo de Deus no Egito. “Os catadores de Soure já estão em processo de resgate e fortalecimento de sua organização. A celebração e confraternização desta noite é para confirmar que podem a Igreja é aliada em suas lutas”. Maria Alcione, presidente da Cooperativa, que há 15 anos é catadora no lixão, muito emocionada, agradeceu em nome de todos, dizendo que é a primeira vez que os catadores de Soure são lembrados e convidados para um encontro como este.

A aproximação da Igreja com os catadores deu-se através do Frei Atílio Battistuz, missionário franciscano na Prelazia, que desde meados de 2020, no período mais forte da pandemia do novo Coronavírus, iniciou visitas ao lixão e estabeleceu contato com os catadores. Em decorrência disso os catadores foram lembrados na partilha de cestas básicas, máscaras e equipamentos de proteção individual.

Esta relação com os catadores possibilitou a criação da Pastoral da Ecologia e o início de um processo de implantação da coleta seletiva de matérias recicláveis em Soure. Hoje  existem Postos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis em todas as comunidades da Paróquia e em outros lugares da cidade. A coleta é feita semanalmente pela prefeitura e levada diretamente aos catadores. Os catadores estão num processo de resgate da Cooperativa, que estava inativa, e fortalecimento a sua organização. Contando com a Igreja como sua aliada, sentem-se mais valorizados em seu trabalho e conquistam maior visibilidade de sua presença na sociedade.

O encontro de Natal foi antecedido pela realização da Novena de Natal, realizada no próprio local de trabalho, no galpão que funciona como sede da cooperativa, junto ao lixão, dando um intervalo e descanso ao trabalho de catação, entre a chegada das carroças e do caminhão que recolhem o lixo da cidade. Como primeira experiência, a novena ajudou a criar momentos de partilha de vida, de diálogo com a palavra de Deus, de oração e de maior integração e união entre os catadores.

A ceia de Natal foi também a oportunidade para dar presentes e brinquedos a todas as crianças, filhas ou netas dos catadores e catadoras, oferecidos pela Pastoral da Ecologia. Com o apoio de benfeitores foi possível dar presentes também a todos os catadores e catadoras, como mensagem de que, mesmo invisíveis para muitos, são importantes para a sociedade e, no Natal, como bem lembrou a Novena celebrada na Prelazia, “Deus quer ser irmão dos invisíveis”.

30/12/2021